quinta-feira, junho 21, 2007

COMO VENCER O BOCA

Em 1963, o Santos de Pelé, Zito, Gilmar, Coutinho, Pepe e outros craques derrotou o Boca Juniors pela final da Copa Libertadores da América. De lá pra cá, no entanto, nenhum outro time brasileiro conseguiu eliminar ou se tornar campeão em cima do clube mais popular da Argentina no grande torneio do futebol sul-americano.

O futebol argentino é difícil de bater realmente. Mas os times brasileiros várias vezes conseguem passar sem problemas por equipes como River Plate, Estudiantes, Newell's Old Boys, Racing e outros. O problema é quando aparecem pela frente aquelas camisas azuis e amarelas. Parece que um raio paralisante invisível sai dos olhos dos atletas do Boca e faz com que os brasileiros esqueçam como jogar futebol, tornem-se apáticos, medrosos, em suma, com uma personalidade tão forte quanto zumbis de filmes de quinta.

Usando esses seus dons misteriosos, o Boca, em fases eliminatórias da Libertadores, já despachou praticamente todos os grandes clubes do Brasil. E mais o Paysandu. Em finais, já derrotou Cruzeiro, Palmeiras, Santos e agora Grêmio. Na Recopa e na Copa Sul-Americana, eles também já aprontaram: Internacional e São Paulo que o digam.

O estranho é que o mesmo fenômeno não se repete quando o Boca enfrenta equipes de outros países. Em várias ocasiões foi eliminado por times como Peñarol, Nacional, Once Caldas, Olímpia, América de Cali etc. Ele também é constantemente batido por seus rivais argentinos.

Por isso, ao conseguir vaga para a Libertadores, os clubes brasileiros rezam para que o Boca não alcance a classificação para o torneio. E, se conseguir, que outro time da América do Sul (ou do México) elimine o colosso de Buenos Aires. Afinal, se depender dos representantes tupiniquins, o clube do coração de Maradona será campeão todo ano.

Mas para que nossos times não fiquem na espera de que alguém lhes faça o "serviço sujo", aqui vão algumas sugestões para que os futuros representantes do Brasil possam enfim ir à forra e mandar, por conta própria, o Boca de volta pra casa mais cedo:

1] Quando mandantes, os times brasileiros devem de alguma forma obrigar o Boca a usar a camisa do Olímpia, do Paraguai. O time de Assunção usa preto e branco, ou seja, nenhuma das assustadoras cores boquenhas. (Obs.: esta sugestão só não vale para o São Caetano)

2] Contratar hipnotizadores antes dos confrontos decisivos com o Boca. Tais profissionais teriam a tarefa de convencer os atletas brasileiros de que eles não entrariam em campo contra o temido time portenho, mas contra o The Strongest, da Bolívia, que, como se sabe, longe da altitude de La Paz costuma ser o antônimo de seu nome.

3] Enviar hipnotizadores à concentração do Boca com a missão de convencer os adversários de que eles são brasileiros prestes a enfrentar o Boca.

4] Convencer os trios de arbitragem designados para trabalhar em La Bombonera de que eles não vão morrer em caso de não ajudar o time da casa.

5] Não deixar o Riquelme jogar, pô!

2 comentários:

  1. Anônimo9:02 PM

    hola,
    maior clasico no es brasileño y sin Argentino.
    Boca y River es conhecido en mundo como o maior y mejor clasico de mundo razion cuál es conhecido como SUPER CLASICO.
    acá sabiemos que en brazil no tien Super Clasico, también sabiemos que fútbol brasileño no andas mucho bien y muchos dizen que es na atualidad un fútbol medilcre y decadiente la ponto que sus propios jogadores no queren más jogar en su selección (SNOBAN).
    perdon la sinceridad, más Juan Riquelme y Boca humilharan brasileños, humilharan fútbol de brazil que endas medilcre y decadinte.
    prensa Argentina comenta mucho que prensa brasileña habla todos el días de Riquelme y Boca, prensa brasileña faz questón de destacar la gran superioridad de nuestro fútbol.
    más una vez perdón la sinceridad y portuñol.
    Esteban Crsutille
    Cordoba

    P.S. so una cosita riesta para brasileños y prensa brasileña: idolatr nosotro y reconehcer nuestra superioridad en relación la resto de mundo.

    ResponderExcluir
  2. Caro Esteban,

    Gracias por tu comentário.

    Respeito muito sua opinião, mas em nenhum momento desmereci ou ataquei o futebol argentino em meu pequeno texto. Apenas fiz uma sugestão, em tom satírico, sobre como "detener" Boca Juniors.

    Não temos realmente UM Superclássico: temos vários, pois nosso país tem rivalidades regionais, por ser muito grande. Temos Flamengo x Vasco e Flamengo x Fluminense, no Rio de Janeiro; Corinthians x Palmeiras, São Paulo x Santos etc., em São Paulo; Atlético x Cruzeiro, em Minas Gerais, e Grêmio x Internacional, no Rio Grande do Sul.

    Quando se enfrentam Flamengo e Corinthians, é mobilizada uma "hinchada" que supera em 100% toda a população argentina.

    O futebol de vocês é espetacular, mas o nosso tem cinco títulos mundiais...

    Un abrazo!

    Francisco

    ResponderExcluir