sábado, dezembro 09, 2006

MAIS UM CONTO DIALÉTICO

Suscetibilidade

- Meu senhor, temos a conversa toda gravada. Nossa atendente não o ofendeu em momento algum.
- Claro que vocês vão dizer que ela não me ofendeu! Mas o juiz vai observar as entrelinhas e então vocês terão que reconhecer que fui extremamente atingido em minha honra!
- Calma, senhor. Ela nem mudou o tom de voz durante toda a conversa. Não houve nenhuma palavra que pudesse denotar qualquer tipo de ofensa. Por favor, nós...
- Acham que sou idiota? Claro que não há nenhuma ofensa explícita! Mas ela deixou implícita a ofensa! Está lá pra qualquer ouvinte imparcial perceber!
- Não vejo onde pode estar oculta qualquer insinuação...
- Mas o juiz vai ver! E eu quero ser muito bem ressarcido! Esse negócio me causou um tremendo dano moral! Estou muito abalado! Sabe quanto já gastei com analista nesta vida? Vocês vão pagar essa conta também, ouviu?
- A política da empresa é sempre tratar o cliente com o mais absoluto respeito e...
- Menos eu, pelo jeito!
- Não, não. Queremos continuar contando com sua parceria, senhor. Gostaríamos que o senhor...
- Também quero aquela... aquela... aquela mocinha despedida, ouviu?
- Calma, senhor. Aquela atendente é uma de nossas colaboradoras mais condecoradas. Já ganhou muitos prêmios de funcionária do mês...
- Por ofender gente como eu?
- Não, senhor. Nas horas vagas ela ainda cuida de velhinhos em vários asilos e presta assistência a vítimas carentes de hanseníase e Aids. Ninguém jamais a ouviu falar mal nem mesmo dos nossos políticos.
- Mas nas entrelinhas ela me transformou no mais vil e reles dos seres humanos! E ela vai pagar por isso! Ah, se vai!...
- Senhor, sejamos razoáveis...
- Arrá!
- Senhor?
- Agora você perdeu a cabeça e começou a me ofender também, né?
- Perdão, senhor...
- Não se faça de desentendido. Quer dizer que não sou razoável? Quer dizer que sou um monstro irracional, sempre prestes a explodir de fúria? Quer dizer que sou capaz de matar alguém num acesso de raiva? Quer dizer que sou paranóico, demente, psicopata e outras coisas ruins, hein?
- Eu não disse nada disso, senhor. Eu só...
- Cala a boca! Agora são dois processos: um em cima da mocinha e outro em cima de você! Danos morais, calúnia, injúria e difamação!
- Meu Deus, meu Deus...
- Na verdade, três processos. Tinha esquecido a empresa...

Nenhum comentário:

Postar um comentário