quinta-feira, agosto 28, 2008

UM POEMA, DUAS CONSTATAÇÕES E UM PEQUENO ARTIGO. TUDO CONTRA DEUS, RELIGIÃO E OUTRAS SUPERSTIÇÕES, EVIDENTEMENTE



Deus-milingüindo

Deus não ajuda
quem cedo madruga.
Nem quem acorda tarde.
Nem quem nunca dorme.
Nem quem vive dormindo.

Deus não faz
nem acontece.
Deus não dá
nem dará.

Deus nada provê.
Deus é de nada.
Deus é nada.

Nada.
Nad

Na

N

n

.



•••••

Para alguém que não existe, Deus já causou muito problema neste mundo.


Se Deus existisse, o mundo já teria acabado.
•••••



A irresistível atração do lodo primordial

Os instintos compõem a natureza dos seres vivos desde a formação do ancestral comum de todos nós, humanos, porcos, galinhas, ratos, baratas e companhia quase ilimitada. Ou seja, quando a gente confortavelmente ainda residia naquele lodo primordial, lá estava o implante básico do instinto de sobrevivência, que existe para que sejam “praticados” os outros instintos, sempre com o objetivo, a idéia fixa de colocar na roda o que manda o instinto de perpetuação da espécie.

Bilhões de anos se passaram – período em que sobrou tempo para que os dinossauros aparecessem, imperassem e depois fossem varridos da face da Terra – e a evolução aprontou um monte. Tanto fez que há pouco tempo, cosmicamente falando, surgiu o tal do ser humano, supostamente o supra-sumo da inteligência, o bambambam das capacidades cognitivas e aquele que dominaria todas as outras espécies sem precisar recorrer à força bruta. E também colocando a força bruta a serviço da inteligência.

É, o homem botou a concorrência no chinelo, mas surgiu um “pobreminha”. A tal da consciência. A consciência de si, do universo e a certeza da morte. “Que merda esse negócio de morrer e deixar de existir!”, deve ter bradado, retumbantemente, o primeiro ser inteligente. “Qual o sentido de – pop! – num momento a gente passar a existir e no momento seguinte – pop! – não existirmos mais?”


Então, para confortar a si mesmo, o homem começou a inventar um monte de histórias, hipóteses, suposições, mentiras, modas... Bem, foi assim que surgiu Deus. “Pô, é isso!”, voltou a bradar o bom e velho ser inteligente, talvez não o mesmo, mas o bisneto ou tataraneto do primeiro. “Um ser superior, uma entidade, um troço qualquer criou tudo, o Sol, a Lua, as estrelas, nosso mundo e nós mesmos! É isso! E tem mais, gente boa das cavernas: nossa existência tem sentido sim! Fomos criados com uma missão. A gente tem um negócio que chama alma ou espírito, algo assim, que existe antes da gente ter um corpo e que vai continuar existindo quando este nosso corpo morrer”.

Surgiram-se assim, de uma “tacapada” (eles usavam tacape naquela época. Os tacos ainda não haviam sido criados) só, Deus e a mãe de todas as religiões atuais.

O apego a crenças e superstições não passa de um apego ao bom e primordial lodo. Quando o homem começou a pensar e a se horrorizar diante da não-existência, do abismo eterno, do nada, o idoso e básico instinto de sobrevivência entrou na parada. “Opa, deixa eu agir, senão vai começar uma onda avassaladora de suicídios nessa joça”, pensou Mr. Survival Instinct (ele é todo metido, desculpem-no).

Só não sabia o instinto a confusão que ele iria causar, pois o homem inventou Deus, religião e todas as outras balelas adjacentes. Em decorrência vieram as guerras religiosas, os preconceitos, as perseguições, os radicais, fundamentalistas chatos de galochíssima, a intolerância e, para culminar, o maldito barulho produzido pelas igrejas.

Talvez o pior dano tenha sido a criação da consciência postiça. Sim, pois as pessoas, com o advento da fé, sentiram-se desobrigadas de manter um comportamento ético. Afinal, proprietário de uma consciência externa, uma consciência fora-do-ser, o ser humano sente-se autorizado a enganar o próximo para, depois, pedir o perdão na igreja ou numa simples e rápida prece noturna. Ficha limpa, agora é partir para “pecar” mais.

As pessoas não fazem o certo porque é certo, mas por medo do inferno ou algo parecido no “além”. A religião, admitamos, pode servir de freio para muita gente, pode ter evitado muitos atos deploráveis, mas a humanidade paga um preço muito alto por esse implante da natureza. A superstição atrasou o desenvolvimento da nossa espécie. O pensar-por-si-mesmo, a consciência própria, a ética pela ética e a convivência harmoniosa poderiam ser produtos presentes nas prateleiras da mentalidade humana há muito tempo. Isso, claro, se os suicídios não inviabilizassem nossa sobrevivência como espécie.

4 comentários:

  1. bom dia. .visiteu o seu blogger
    quando der visite o meu ..
    deixe recado..

    abraços.

    só fazendo parenteses... se Deus não existi-se.. eu não estaria, aqui agora, comentando no seu blogger...

    e ele te ama...

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde, Honestino!

    Obrigado por sua visita. Claro que vou dar uma passado em seu blog.

    Quanto ao seu comentário, respeito profundamente sua opinião. Assim como a de todo mundo. Claro que não concordo, a menos que, para você, Deus seja a mesma coisa que uma mistura de acaso com natureza e condições propícias para o desenvolvimento da vida.

    Saudações!

    ResponderExcluir
  3. bom dia..

    gostei muito de sua visita, e tranquilamente percebe-se que faz bom uso da palavra, coisa que eu nem me arriscaria a dizer que o faço. também respeito sua opinião e postura.

    Mas Deus é o acaso, é a natureza e também as condições.. veja bem como vc definiu minuciosamento, nosso Deus.. ele é tudo..

    vou contar um pequenino trecho que aconteçeu comigo.. só conto para as pessoas porque aconteceu comigo, se não, não contaria..

    estava numa caminhada de Fé, agradeçendo uma benção que tinha pedido e recebido,

    já tinha andado uns 70 km, como não sou atleta e sem equipamentos apropriados, já estava desidatrado, com o corpo rigido, sem forças para dar um passo, os pés estremamente doloridos dentro de um par de botinas, isso mesmo..

    se anda-se 50 metros ficava parado uns 15 minutos recuperando.

    faltava em torno de 10km para chegar no meu destino, não via como eu poderia alcançar êxito no meu propósito.

    Pedi ajuda para Deus que ele me ajuda-se a concluir o meu percurso..

    imediatamente ao meu pedido, eu sai em disparada.. corri os úlitmos 10km que faltava para chegar..

    só conto está história para as pessoas, porque aconteceu comigo..

    abraços, meu irmão. fica com Deus..que Jesus esteja sempre em sua vida...

    ResponderExcluir
  4. Anônimo9:07 PM

    boa noite respeito sua opinião mas olhe pra vc msm e veja tdo o q ja aconteceu na sua vida..
    ñ axa q isso é algo divino?
    e o melhor é q msm ñ acreditanu em Deus ele vai continuar te AMANDO
    abraços e sinta DEUS com vc ...

    ResponderExcluir