quinta-feira, março 29, 2007

SEÇÃO DELÍRIOS - 29/3/2007


Para inaugurar oficialmente a seção Delírios, aqui vai uma modesta “contribuição” para o futebol mundial. Antes da proposta em si, cabe uma explicação: a estréia oficial da seção é hoje, mas o seu embrião foi lançado quando tive a petulância de publicar uma proposta para melhorar o calendário do futebol brasileiro, meses atrás. De agora em diante, sempre que minha cabeça quiser desovar alguma megalomaníaca idéia para melhorar o mundo, em qualquer área de atividade – humana ou não – os disparates virão com a chancela acima, pois talvez não passem disso mesmo, delírios.


PROPOSTA PARA UM
VERDADEIRO CAMPEONATO
MUNDIAL DE SELEÇÕES

Todo mundo adora Copa do Mundo. Quer dizer, nem todo mundo. Meu primo Marinésio detesta. Mas, de qualquer forma, por ser um torneio eliminatório, a Copa nem sempre premia o melhor time. Basta estar num dia excepcionalmente ruim para que uma equipe melhor seja mandada pra casa por um timeco qualquer. O Brasil foi vítima desses golpes do destino algumas vezes, com doloroso destaque para 1950 e 1982. Embora Uruguai e Itália, respectivamente, não fossem timecos.

Assim, sabedor (palavra horrível) de que somente um campeonato em turno e returno disputado em pontos corridos pode apresentar um resultado justo, apresento aqui (de graça) uma proposta para a dona Fifa analisar.

As 32 seleções de melhor pontuação no ranking da Fifa poderiam ser separadas em duas divisões de 16 equipes cada. Para não apertar o calendário dos clubes, cada campeonato mundial de seleções teria a duração de dois anos (um turno por ano), com 15 datas por turno. Os países que ficassem fora das duas divisões, disputariam torneios regionais: o campeão de cada federação continental entraria para a Série B seguinte, no lugar dos cinco últimos colocados.

Os dois últimos da Série A cairiam para a B de forma direta, assim como os dois primeiros da segundona mundial subiriam diretamente. Para manter a competitividade até o final, o 14º colocado da primeira divisão disputaria com o terceiro da Série B o direito de integrar o campeonato seguinte da Série A.

PARTICIPANTES

De acordo com o atual ranking da Fifa, os componentes de um hipotético Campeonato Mundial de Seleções, em suas duas divisões, hoje seriam os seguintes:

SÉRIE A

Argentina, Itália, Brasil, França, Alemanha, Inglaterra, Holanda, Portugal, República Tcheca, Espanha, Ucrânia, Croácia, Grécia, Romênia, Suécia e Escócia.

SÉRIE B

Suíça, Camarões, Gana, Costa do Marfim, México, Dinamarca, Rússia, Polônia, Equador, Uruguai, Turquia, Sérvia, Paraguai, Estados Unidos, Colômbia e Chile.

Os outros países jogariam torneios dentro de seus continentes para tentar chegar à Série B. Quem ficasse entre os cinco últimos da segundona, passaria a jogar seu respectivo torneio continental.

Simples, mas de impossível adoção por parte da Fifa, que fatura horrores com a Copa de quatro em quatro anos e com a Copa das Confederações, de dois em dois. Para as entidades que dirigem o futebol o que menos importa é a justiça no resultado final.

Nenhum comentário:

Postar um comentário